A minha experiência com as fraldas reutilizáveis

Quando engravidei e comecei a ligar-me ao meu bebé dentro de mim, era para mim muito claro que para além de ir fazer os possíveis e impossíveis para ser a melhor mãe que conseguisse, iria tentar mudar um pouco o mundo à minha volta. Estava empenhada em fazer a minha parte em mudar o mundo à minha volta ou, pelo menos, o meu mundo, para que o bebé que trazia dentro de mim crescesse o mais saudável possível.

Esta consciência passou por evitar mais o desperdício, ter mais cuidados na alimentação, entre outros hábitos que fui mudando ao longo da maternidade.

E foi essencialmente por questões ecológicas que decidi aderir às fraldas reutilizáveis. No início muita gente na família me olhou de lado, não percebiam porque estava eu a andar para trás no tempo… Afinal de contas quem quer lavar fraldas quando as pode deitar no lixo? Seria muito mais cómoda a última opção mas a mim, pessoalmente, pesava-me na consciência. Principalmente depois de me ter informado sobre o tempo de decomposição de uma fralda descartável e os benefícios de ter materiais naturais em contacto com a pele do bebé VS materiais sintéticos, elaborados à base de petróleo e não recicláveis. Confesso que se tivesse que lavar fraldas à mão como a minha mãe ou avó fizeram no tempo delas nunca teria aderido, mas felizmente as máquinas de lavar roupa fazem esse trabalho por nós.

À minha volta comecei a descomplicar e desmistificar tudo na cabeça das pessoas que me rodeavam e resultou! Os avós do meu filho, que ficaram com ele, adaptaram-se muito bem. A adaptação correu bem, mesmo quando aos 15 meses tive de refazer praticamente todo o meu stock, devido à mijoquice aguda do meu filhote 😀 Neste mundo nada se perde, tudo se transforma 😉
O meu filho já desfraldou durante o dia e neste momento utilizamos descartáveis porque sujamos mesmo muito poucas fraldas e nem sempre tenho roupa suficiente para fazer uma máquina. Mas em noites como a de hoje em que houve direito a lençol e resguardo molhado pela manhã só tenho vontade de pegar numa reutilizável e de a colocar à noite!

 

Quer iniciar-se neste mundo das Fraldas Reutilizáveis mas não sabe por onde começar?

Preparei com muito carinho este workshop para si!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *