Novo significado da gravidez de termo – NIH

Este é o segundo artigo que publicamos em nome do Movimento Deixa-me Nascer Quando Eu Quiser, que a Rede Amamenta lançou neste mês de Novembro. #deixamenascerquandoeuquiser

Em muitas conversas sobre gravidez, inclusive com obstetras, ainda é muito comum ouvir-se dizer que uma gravidez de 37 semanas é considerada uma gravidez de termo.

A propósito desta temática deixamos-vos aqui os novos termos relativos ao término da gravidez.

Saiba porque é que uma gravidez é agora considerada de termo completo às 39 semanas…

 

A “Gravidez de Termo” tem um novo significado
O significado da gravidez de termo mudou. O final da gravidez foi substituído por definições mais específicas, que comunicam a importância das últimas semanas de gravidez para o desenvolvimento infantil.

Saiba por que é que as definições de gravidez de termo são importantes para promover os melhores resultados para a mãe e bebé.

 

A “Gravidez de Termo” começa às 39 semanas
A Universidade Americana de Obstetras e Ginecologistas e a Sociedade para a Medicina Materno Fetal anunciaram definições mais específicas para descrever os bebés nascidos entre as 37 semanas e as 42 semanas de gravidez.

No passado, um bebé nascido a qualquer momento entre 37 semanas e 42 semanas era considerado “de termo completo”. Agora uma gravidez é considerada “de termo completo” às 39 semanas.

pregnancychart
Por que é que isso importa?
A pesquisa mostra que os bebés estão mais aptos quando nascem entre as 39 e as 40 semanas.

Os bebés nascidos antes das 39 semanas estão em risco de terem problemas respiratórios, com a alimentação e em controlarem a sua temperatura. Estes também estão mais propensos a passarem tempo na unidade de cuidados intensivos neonatal, desenvolver infecções e ter alguma dificuldade de aprendizagem.

 

O que é que isso significa para a minha gravidez?
Esperar até pelo menos às 39 semanas para ter o parto, numa gravidez saudável, dá ao seu bebé o tempo que ele ou ela precisa para crescer. Os pulmões, fígado e cérebro do seu bebé passam por um período crucial de crescimento entre as 37 semanas e 39 semanas de gravidez.

Esperar até às 39 semanas, agora chamadas de “termo completo”, dá ao seu bebé a melhor oportunidade possível para um começo de vida saudável.

Pode haver alturas, em que se houver um risco para a saúde da mãe ou do bebé, pode ser necessário um parto planeado antes das 39 semanas. Mas numa gravidez saudável é melhor esperar pelo menos até às 39 semanas.

É importante conhecer estes termos para que você e o seu médico possam falar sobre o que é melhor para a sua saúde e do seu bebé.

 

Esta é uma tradução da Amamenta Lisboa de um artigo da NIH (National Institute of Health) – Know Your Terms: Full-Term Pregnancy

Pode ver também o vídeo aqui.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *