O que é a Incontinência urinária?
A incontinência urinária (IU) é uma situação patológica que resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída da urina.
A fisioterapia pode e deve ser a minha primeira linha de intervenção na IU, evitando as cirurgias.
Sabia que existem vários tipos de IU?
Incontinência urinária de urgência ou imperiosidade – ocorre repentinamente,acompanhada de uma vontade súbita e intensa de ir à casa de banho, sendo incapaz de controlar essa vontade até chegar à casa de banho
Incontinência urinária de Esforço – Perdas de urina que acontecem quando se ri, tosse, espirra, faz exercício, ou pega em algo pesado
Incontinência urinária mista – Todos os sintomas anteriormente descritos (um misto entre IU de urgência e de IU esforço)
Bexiga hiperativa – Vontade frequente de urinar, em curtos intervalos de tempo, acompanhada de sintomas noturnos, com ou sem incontinência urinária.
(Na ausência de infeção urinária ou outra patologia).
Prolapso dos órgãos pélvicos – Descida dos órgãos pélvicos para o canal vaginal ou para o exterior do mesmo.
A fisioterapia tem intervenção em todos os tipos de incontinências e nas outras situações descrita, através do treino dos músculos do pavimento pélvico (exercício de Kegel) e da Reeducação Postural ProPriocePtiva Perineal, designado por o método 5P.
O Método 5P consiste num método proprioceptivo para tratar os músculos perineais e as disfunções do pavimento pélvico através da postura. Reabilita também os músculos abdominais e reequilibram-se cadeias musculares, onde se destaca a qualidade do trabalho que incide no músculo diafragma e músculos da esfera pélvica.
Utiliza o pé como via de entrada de informação sensorial, possibilitando o ajuste de pequenas regulações posturais que, por sua vez, irão estimular as fibras tónicas perineais permitindo a sua activação e tonificação.
A fisioterapia também intervêm na saúde da mulher durante a gravidez através no treino com o epi-no, da massagem perineal e da prevenção de disfunções do pavimento pélvico na gravidez.
Treino com epi-no – O EPI-NO, criado na década de 90 por um médico alemão, é um dispositivo composto por um balão de silicone inflável que simula a cabeça do bebé. O nome vem de “episiotomia não” já que um dos objetivos do dispositivo é evitar a episiotomia
O treino é feito pela insuflação progressiva do balão para que se tenha o alongamento da musculatura do períneo. Com o balão insuflado, é possível ainda treinar a expulsão, simulando a força necessária no momento do nascimento do bebé.
Nota: A realização do epi-no serve para prevenir a episiotomia, no entanto, não garante que não seja necessário a sua realização até porque depende de muitos factores, inclusive factores externos à mulher
Massagem perineal - massagem perineal, que tem como objetivo alongar a musculatura do pavimento pélvico permitindo uma maior flexibilidade para a passagem do bebé.
Preços
Preços:
Domicilio* – 40€
Gabinete/Clínica – 45,00€
Espaço (Positive Minds –Odivelas/Urbanização da Ribeirada)