Como pode a Osteopatia ajudar na Amamentação

Como é que a osteopatia pode ajudar na amamentação?

Muitas vezes colocam-me esta questão…. e devo dizer, aliás neste caso escrever, é uma excelente questão, uma vez que nem sempre se percebe a ligação.

Alguns dos problemas com a amamentação estão relacionados com algumas patologias, tais como a plagiocefalia, o refluxo ou torcicolo e/ou com alteração dos sistemas ósseo, articular ou muscular.

Os problemas mais frequentemente detetados na amamentação e  que são encaminhados para a osteopatia são: o reflexo de mordida acentuada, o bebé não abrir a boca, recusa de uma das mamas, alterações do tonús muscular e/ou assimetrias do bebé alterações ao nível dos reflexos (aumento ou diminuição).

Escrevendo desta forma parece muito patológico mas vou simplificar dando um exemplo… Imaginem que o bebé não ganha peso o suficiente e após a consulta de amamentação a CAM/AL percebe que o bebé não consegue abrir a boca e que tem uma reflexo de sucção diminuído.

O encaminhamento é feito para osteopatia  para se perceber como está o bebé e se existe fatores físicos a influenciar nas questões anteriormente referidas. E muitas vezes é isso mesmo que está a acontecer, por exemplo, uma plagiocefalia pode influenciar estes dois aspetos.

Resumindo o que faz então a Osteopatia nesses casos?

Nestes casos o que a osteopatia faz é reequilibrar/ normalizar todos sistemas e a relação que existe entre o crânio e o sacro. Nunca deixando de olhar para os bebés como “um todo”.

 

Artigo por Joana Pais (Fisioterapeuta com formação em Osteopatia Pediátrica)

One thought on “Como pode a Osteopatia ajudar na Amamentação

  1. Marina Sousa says:

    A mim ajudou e muito. Só fiz duas sessões ainda em 15 dias e a minha menina já mama na maminha sem reclamar.. A minha filha tinha um torcicolo congénito e plagiocefalia mas já fazia fisioterapia desde os 3 meses qdo foi detectado mas recusou sempre a maminha desde k nasceu recentemente procurei ajuda de uma osteopata ela disse k a vitória está com os ossinhos do crânio a fechar de modo errado e o lado direito está desalinhado.. Temos continuado com a fisioterapia e com osteopatia e tem me ajudado imenso.. Se eu sabia tinha iniciado assim k nasceu..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *