Os partos traumáticos deixam sequelas psicológicas, para além das físicas. Estas experiências precisam de ser escutadas e não silenciadas!
Por desconhecimento desta perturbação, nós (mães) podemos acabar por sentir o seu impacto durante meses (por vezes anos) em silêncio, com sofrimento, sem diagnóstico e sem apoio…
Estas experiências podem ter um impacto negativo na adaptação à nossa nova realidade da maternidade, na relação com o bebé e, em todas as outras áreas da nossa vida.
Por vezes, é quando me procuram na consulta de Psicologia Perinatal & Infantil, por o bebé ter dificuldade em acalmar/dormir, que tomam consciência que tiveram um parto traumático e do impacto do mesmo.
Nem sempre as mães associam a experiência de um parto traumático ao mau estar psicológico que sentem.
Conseguem verbalizar que tiveram um parto traumático, mas sem terem noção que foi esta experiência traumática que está a condicionar negativamente o seu equilíbrio psico-emocional, assim como o bem-estar do bebé.
“Tive um Parto traumático”
Escuto-o na tua voz, vejo-o nos teus olhos com lágrimas, sinto-o no peso do teu corpo … de tristeza…
Um parto é um momento grandioso na vida das mulheres que pode ser vivenciado como positivo e/ou negativo. Neste último caso, pode ser necessário um apoio especializado, para além do fundamental apoio da família!
No pós-parto, mãe e bebé são uma díade e não podem ser compreendidos em separado, pois partilham a mesma esfera psicológica & emocional. Por vezes, os sintomas no bebé são reflexo do mau estar da mãe e vice-versa!
As recém-mamãs e os bebés precisam sempre de apoio, especialmente quando o ⚠️parto foi traumático‼️
?Para quem passou por um parto traumático:
Esta experiência precisa de ser ultrapassada, obrigares-te a esquecer é uma missão titânica e nada saudável!
? Tu agora estás em segurança!
✅ Tens direito a sentir o que sentes!
✅ Tens direito a ser escutada e a teres apoio para o ultrapassares!
✅ Tens direito a desfrutar da tua maternidade!
Podes ainda assistir ao video do nosso canal no Youtube